top of page

Saúde mental blindada: a medicina poderosa do exercício físico

Atualizado: 13 de fev. de 2023

Que exercício físico faz bem para a saúde mental não é novidade, não é?

Agora, você sabe realmente como ele age nos beneficiando nesse aspecto?

Fonte: Freepik

Se liga então nessas informações que a Breakfit trouxe, provando que mais do que um corpo com belos contornos, a atividade física proporciona uma maior estabilidade da saúde mental, tão importante nesses dias corridos e atarefados nos quais vivemos.

Atividade física e Estresse

A prática REGULAR de exercício físico é uma excelente aliada no combate ao estresse.

Já notou como seu corpo se sente quando está sob estresse?

Seus músculos podem estar tensos, especialmente no seu rosto, pescoço e ombros, deixando-o com dor nas costas, no pescoço ou ainda com aquela terrível dor de cabeça.


Quem nunca passou por isso que “atire a primeira pedra”.

Você também pode ter problemas como insônia, azia, dor de estômago, diarreia ou micção frequente.

A preocupação e o desconforto com todos esses sintomas físicos podem, por sua vez, levar a um estresse ainda maior, criando um ciclo vicioso entre a mente e o corpo.

E como o exercício colabora nesse caso?

Ao liberar endorfinas, substâncias químicas que promovem relaxamento e sensação de recompensa no nosso cérebro, conseguimos entrar em um estado de bem-estar que promove redução das tensões musculares e liberação da “pressão mental” promovida pelo estresse.

Atividade física e Ansiedade

Vale lembrar que a prática constante de atividade física também é um excelente ansiolítico, combatendo a ansiedade de forma efetiva.

Qual o mecanismo de ação nesse caso?

A prática de atividade física, de preferência intensa, desloca o foco da ansiedade para os movimentos orientados do exercício, direcionando substâncias do estado de alerta do corpo, como a adrenalina, para os movimentos corporais.

É recomendada a prática de atividade física nesse caso, mesmo para quem faça uso de medicação ansiolítica, pois a necessidade do uso do medicamento tenderá a reduzir com o tempo ao se mesclar uma rotina de exercícios.


Fonte: Freepik

Atividade física e TDAH- "Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade"

A atividade física aumenta imediatamente os níveis de dopamina, norepinefrina e serotonina do cérebro, tudo isso afetando foco e atenção.

Desta forma, o exercício funciona de modo similar a medicamentos chamados ADHD, controladores da atenção global, como “Ritalina” e “Adderall”.

A exigência de foco no movimento corporal, prestando atenção desde cada pisada no solo, na ritmicidade do movimento dos membros, contagem do número de séries e repetições, por exemplo, faz com o cérebro acabe praticando a atenção plena durante o exercício.

Atividade física e Memória

Diversos estudos já trouxeram resultados muito positivos a respeito da associação entre atividade física e capacidade de retenção de informações pelo cérebro.

Nesse aspecto o potencial de neuroplasticidade (criação de novas sinapses ou comunicações) entre os neurônios do cérebro e a redução da inflamação no encéfalo, faz com que a prática do exercício físico promova um estado mais favorável ao armazenamento de dados em nosso “HD”.

E isso é válido para qualquer idade!

Fonte: Freepik

Atividade física e Depressão

A depressão, considerada por muitos como o “mal do século”, pode ter seus impactos na qualidade de vida do paciente reduzidos de modo muito eficaz com a prática de atividade física regular.

Como isso é possível?

Sabemos que as causas para a depressão são variadas, com origens muitas vezes assentadas nas bases genéticas e exposição ambiental ao longo da vida.

Entretanto, o que é certo é a atividade física é um ótimo antídoto tanto para a prevenção para amenização da sintomatologia para os pacientes já diagnosticados com o transtorno.

Nesse caso, a sensação de bem-estar promovido pelas endorfinas liberadas ao longo da atividade física, irá fazer com que você se sinta mais disposto ao longo do dia, mais positivo sobre si e o mundo.

A liberação de serotonina também é outro fator muito importante, pois tende a regular o estado de humor para um viés mais positivo a respeito tanto da autopercepção quanto da percepção do mundo ao redor.

Outros benefícios

Inegáveis são os benefícios da prática de atividade física regular ao nosso cérebro e saúde mental como um todo.

UMA VERDADEIRA MEDICINA O EXERCÍCIO FÍSICO.

Dentre outros benefícios podemos citar ainda a melhora considerável do padrão de sono, importante ferramenta reparadora para uma vida longeva e mais saudável.

Além disso, a prática de exercício físico de forma regular promove maior disposição para enfrentar as demandas cotidianas, um plus de energia para o seu dia a dia.

Por fim, estudos recentes apontam o auxílio do exercício físico constante em processos de TEPT- transtorno do estresse pós-traumático.

Fonte: Freepik

A evidência sugere que, concentrando-se realmente em seu corpo e como se sente à medida que se exercita, você pode realmente ajudar seu sistema nervoso e começar a emitir resposta ao estímulo de imobilização que caracteriza o TEPT ou o trauma.

Bom demais todos esses benefícios não é mesmo?

E sabe o que é mais interessante?

A Breakfit possui uma metodologia exclusiva que foca na intensidade, rapidez do treino e ativação metabólica que continuam por um longo período após o treino.

Dessa forma, você consegue encaixar o treino na sua rotina, seja na modalidade presencial ou on-line, e ainda colher todos os benefícios para o seu corpo e sua mente!

Venha descobrir seu momento de saúde e energia conosco!

CLIQUE AQUI e saiba mais sobre nossas opções.


Comments


bottom of page