top of page

Emagrecimento: dicas para evitar a autossabotagem

Atualizado: 12 de abr.

Perder peso é difícil. Não suporto fazer exercícios. Preciso comer um doce. Não gosto de comer salada. Parei de me pesar. Você já ouviu alguma dessas frases?

Mulher surpresa com as medidas do seu corpo
Fonte: Freepik, 2023.

Se você está brigando com a balança ou conhece alguém que esteja tentando perder peso, com toda certeza já fez ou ouviu esse tipo de comentário.


A maioria das pessoas utilizam frases como essa (os sabotadores), para justificar o fato de não conseguirem perder peso.


O que fazer? O primeiro passo é aceitar e encarar o problema de frente para conseguir resolvê-lo.


A mudança começa dentro da gente, e os resultados só vão aparecer quando escolhemos mudar os pensamentos, a rotina e os hábitos.


Para isso escrevemos esse texto, para que você possa identificar os sabotadores mais comuns do processo de emagrecimento e aprender algumas dicas bacanas para contorná-los.


Boa leitura!


O CORPO HUMANO FOI FEITO PARA ESTAR EM MOVIMENTO

Antes de mais nada, é preciso falar que o corpo humano foi feito para estar em movimento.


Se em outros tempos precisávamos correr atrás de comida, por meio da caça, ou fugir de predadores, hoje nossos hábitos contemporâneos de vida, como ficar sentados horas em frente às telas, trazem um conflito tanto estético quanto de saúde como decorrência.


Isso, pois apesar da evolução biológica e adaptativa pela qual passamos, nosso DNA ainda possui a necessidade básica de movimento, de atividade física, como cerne do nosso funcionamento.


Somando-se a esse cenário, apesar de o corpo humano ainda precisar de exercício físico diário, o cérebro possui mecanismos complexos que tenderão sempre para a economia de energia.


O significado disso?


Que ele vai tentar fazer você ficar preso na zona de conforto, preferencialmente naquela que gaste menos energia, ou seja, você precisa reprogramar seus hábitos para um novo mindset mais saudável.


Não bastasse esse mecanismo “desadaptativo” pelo qual passamos ao optarmos por uma vida mais sedentária, com alta ingestão calórica aliada a alimentos de baixa qualidade nutricional, convivemos ainda com um fator interno: os sabotadores do emagrecimento.


E é justamente sobre eles que falaremos no próximo tópico.


O QUE SÃO OS SABOTADORES DO EMAGRECIMENTO?

Primeiramente precisamos definir o conceito de sabotar.

Sabotar é agir de forma a enfraquecer ou prejudicar, ainda que inconscientemente, alguém ou um objetivo, no caso da tratativa, o desejo de emagrecimento.

Um belo exemplo disso é quando você se comporta de forma irracional sobre querer perder peso, um típico ato de autossabotagem.


Isso ocorre devido a um desentendimento entre a mente consciente ou lógica e a inconsciente, enquanto a primeira sabe exatamente o que precisa ser feito para eliminar peso, a outra tenta te proteger do sofrimento.


A mente inconsciente, baseada em inseguranças e experiências passadas, se comporta para evitar que gere sentimentos ruins, caso as coisas são saiam como planejado, sendo assim, sabota suas ações.


Quando colocamos em nossa cabeça que queremos perder quilos indesejados, criamos objetivos claros, desenvolvendo uma rotina saudável com alimentação e atividades físicas.


Mas, ao começar a atingir alguns resultados, nossa cabeça nos prega peças e logo descuidamos e saímos da linha, procrastinando assim com as funções da dieta, dos treinos, e sem nenhum motivo aparente, ativando o efeito sanfona em nosso corpo.


Muitas vezes confundimos os sentimentos e nem percebemos a prática da autossabotagem na nossa vida.


Por conta disso, é fundamental saber identificar quais são os principais fatores considerados sabotadores do emagrecimento e como superar cada um deles.

MAIS SOBRE O ASSUNTO


DICAS PARA EVITAR A AUTOSSABOTAGEM

Conheça agora um dos principais sabotadores de uma vida mais saudável e algumas dicas de como conseguir contorná-los.


1) FALTA DE MOTIVAÇÃO

A falta de motivação é com certeza um dos fatores mais comuns para não conseguir concretizar o emagrecimento e é algo que acontece com todo mundo.


Por isso, procure identificar quais são as causas da falta de motivação e o que pode ser feito para melhorá-las.


As funções do nosso dia a dia podem fazer sim toda a diferença na hora de driblar os sabotadores do emagrecimento.


Procure, por exemplo, um especialista em Nutrição Funcional para ajudar a montar uma rotina de alimentação saudável.


Muitas vezes nos pegamos perdidos, não sabendo por onde começar e como fazer dar certo, por esse motivo é tão importante procurar profissionais capacitados para te ajudar nesse desafio.


2) ANSIEDADE

A ansiedade é um grande fator considerado dificultador na dieta.


Ela pode causar momentos de compulsão alimentar, fazendo com que você aumente o consumo de alimentos, especialmente de doces, gorduras, pães, massas e outras fontes de carboidratos, aumentando as calorias, levando ao ganho de peso e dificuldade para emagrecer.


É completamente comum pessoas com ansiedade exagerarem nesse tipo de alimento, porque eles estimulam a produção de serotonina, um hormônio que gera a sensação de bem-estar no organismo, aliviando momentaneamente a ansiedade.


Dito isso, para evitar a ansiedade, é necessário levar uma vida mais leve e se cobrar menos.


Nesse caso, procurar pela ajuda de um psicólogo poderá ajudar a entender o que ocasiona os picos de ansiedade e como melhorar.


Outro fator indispensável para regular a vida de uma pessoa ansiosa, adivinha qual é?


Isso mesmo!


Atividade física regular!

3) DESORGANIZAÇÃO

Ninguém consegue ter uma vida normal e saudável se for desorganizado, não é mesmo?


Isso reflete em diversas coisas em nossa vida e uma delas está ligada diretamente ao emagrecimento.


Criar uma rotina de atividades físicas e alimentação equilibrada fará toda a diferença para que os sabotadores do emagrecimento não afetem seus pensamentos.


Pessoas organizadas além de serem mais felizes, são mais saudáveis.

4) FALTA DE FOCO

A falta de foco pode provocar pensamentos sabotadores do emagrecimento e dificultar seu objetivo.


Uma dica muito importante é priorizar as coisas, como por exemplo: se você se programou para às 8h da manhã fazer exercícios físicos e comer bobagens apenas aos finais de semana, tente focar nisso e pensar nos resultados que irão trazer na sua vida.


Agindo dessa maneira ficará mais fácil identificar o que fazer primeiro e evitar que você perca o foco e saia da dieta.


5) PROCRASTINAÇÃO

Aquela velha história de não deixar para amanhã o que você pode fazer hoje.


Então, a procrastinação é um dos principais inimigos no dia a dia das pessoas que desejam fazer uma dieta regrada ou manter a prática regular de atividade física.


Pensamentos como: “hoje eu posso comer um pedaço de bolo recheado e um hambúrguer com bastante queijo, e começar minha dieta amanhã.” ou “Hoje estou cansada, com dor de cabeça, não tenho tempo para começar a atividade física”.


Esses são pensamentos sabotadores que adiam nosso caminho para uma vida mais saudável e feliz.

Para isso, é importante listar as prioridades do dia e fazer de tudo para cumpri-las dentro do prazo estipulado.


Crie metas que fazem a diferença a longo prazo, pois de nada adianta tentar fazer tudo de uma vez.


Os resultados não apareceram da noite para o dia.


Estipule metas tangíveis e tenha paciência com suas ações, isso evitará frustrações e cobranças e gera momentos de satisfação e alegria por ter conseguido cumprir as metas propostas.


Com os tipos mais comuns que citamos acima, ficará mais fácil você saber se está se autossabotando ou não, para uma vida mais saudável.


Mulher se perguntando pode comer.
Fonte: Freepik, 2023.

6) TENHA UMA BOA NOITE DE SONO

Evidente que existem diversos fatores que irão ajudar a ter um controle melhor da sua dieta ou manter a vontade de treinar em alta, mas com toda a certeza entre eles está incluso ter uma boa noite de sono.


Isso será fundamental para ter um dia mais relaxante e motivador.

Isso porque a falta de sono pode causar diminuição do metabolismo, ampliação da resistência à insulina e aumento do apetite, levando ao acúmulo de gordura.


Como comentamos em um dos nossos tópicos, ter foco e tratar como prioridade a alimentação equilibrada e atividades físicas ajudarão a sua mente priorizar as coisas mais importantes.


Além disso, comer de forma consciente, não de maneira compulsiva, fazendo a dosagem ideal de suas refeições, é fundamental para evitar os pensamentos sabotadores.


E, por fim, ler bons livros, ter momentos de lazer e relaxamento, trabalhar a respiração diafragmática, adotando até mesmo o uso da meditação, será fundamental para tratar a ansiedade e a vontade de comer compulsivamente.


A mudança de hábito exige planejamento, dedicação e paciência.

COMO A BREAKFIT PODE AJUDAR NISSO


A partir da metodologia exclusiva desenhada pelo Prof. Marcelo Costa, com treinos intensos, dinâmicos, em 30 minutos, que mudam diariamente, você poderá manter a saúde em dia.


Uma bela forma de evitar tanto o sedentarismo e o ganho de peso quanto reduzir consideravelmente os gatilhos sabotadores do seu processo de emagrecimento.


Por aqui temos treinos exclusivos e intensos como Bumbum Perfeitoe Derrete & Trinka para você cuidar bem da saúde física e mental, além de adquirir aquele shape tão desejado.


Está cansado de ter resultados lentos ou inexistentes?

Cansado de começar e parar o projeto fitness?


Então CLIQUE AQUI e se permita ter o seu momento de saúde e energia no cotidiano.

Seu corpo e sua mente agradecem!


Escrito por André Teichmann, estudante de medicina UFCSPA.


REFERÊNCIAS

WEINBERG,R.S. & GOULD,D. (2001). Fundamentos da Psicologia do esporte e do exercício. Porto Alegre: Artemed. Wiggins, D. K.

Comentários


bottom of page