CALISTENIA: exercício físico para condicionar, secar e trincar o corpo
- Marcelo Costa
- 6 de dez. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2023
A calistenia se popularizou muito durante a pandemia covid-19 devido o fechamento de academia e clubes esportivos.
É um método de treinamento ginástico que utiliza apenas o peso do corpo na execução de diversos exercícios físicos, tendo sua origem em meados dos anos 1800.
A grande diferença da calistenia para muitos outros métodos é que ela pode ser executada em qualquer lugar, como em casa, praças, praia, durante viagens e férias, sem depender de recursos como pesos, caneleiras e máquinas.

O controle do movimento corporal em cada exercício executado estimula a contração simultânea e intensa de muitos músculos, promovendo um alto gasto calórico e resultados de definição e emagrecimento em pouco tempo.
A calistenia é um método de exercício que usa o peso corporal para promover resultados estéticos e de condicionamento físico em pouco tempo.
QUAIS OS BENEFÍCIOS DA CALISTENIA?
A calistenia é uma excelente opção para aqueles que não possuem muito tempo para treinar, não gostam dos métodos convencionais e os ambientes das academias, precisam de motivação constante e querem resultados rápidos.
E engana-se quem acha que precisamos de máquinas para desenvolver um corpo definido, magro e harmônico.
Na realidade, os praticantes de calistenia possuem os corpos mais bonitos e harmônicos do ponto de vista estético.

Como dito anteriormente, a maior vantagem deste método é um trabalho completo para o corpo com poucos exercícios e tempo.
Desta forma, podemos observar resultados em poucas semanas de treinos, tais como:
Aumento da resistência cardiorrespiratória;
Aumento da força, resistência e massa muscular;
Aumento da massa e força óssea;
Melhora da flexibilidade e mobilidade;
Melhora da coordenação e equilíbrio;
Melhora da postura e consciência corporal;
Redução da gordura corporal;
Maior definição corporal e estética;
Melhora da glicose, colesterol e pressão arterial;
Redução de dores corporais, como lombalgias e ciático;
Melhora na disposição e e rendimento diário;
Melhora no sono, bem estar e qualidade de vida.
Um estudo publicado em 2017, "The effects of a calisthenics training intervention on posture, strength and body composition" concluiu que 8 semanas de exercícios calistênicos melhorou a postura, aumentou quase 40% a força muscular e reduziu a gordura corporal em mais de 20%.
Os resultados do estudo acima mostra o poder de transformação corporal que podemos conquistar em tão pouco tempo de treinos com a utilização da calistenia.
COMO APLICAR A CALISTENA NO TREINAMENTO?
A maior vantagem da calistenia é poder treinar em qualquer lugar.
Isso nos proporciona muita liberdade, podendo praticar em casa nos dias chuvosos, nos parques para aproveitar dias de sol e até mesmo em viagens de trabalho ou férias.
A base da calistenia é a utilização do peso corporal como sobrecarga de treinamento.
Muitas vezes, o peso do próprio corpo é inadequado como sobrecarga, pois para os iniciantes pode ser muito elevada e para os avançados ficaria abaixo do ideal.
Para corrigir estes problemas e trabalhar dentro de cargas ideais, podemos utilizar barras ajustáveis de porta, fitas de suspensão, bolas, caixas e bancos ou cadeiras.
O conhecido TRX, um treinamento que utiliza fitas de suspensão, poderia ser considerado como calistenia porque a carga de treinamento é o peso do corpo.
Os exercícios que fazem parte do treinamento calistênico são;
Agachamentos paralelos, profundo, unilateral, afundos, laterais, passadas, utilizados para trabalhar a musculatura das coxas e glúteos;
Barras fixas e paralelas para trabalhar a musculatura das costas e braços;
Apoios para trabalhar a musculatura do peito e braços;
Pranchas para trabalhar o CORE;
Abdominais para trabalhar o TANQUINHO;
Elevações pélvicas para potencializar o resultado de BUMBUM.
O ideal é realizar pelo menos 1 série de 10 a 20 repetições para cada grupo de exercícios nos primeiros treinos e ir progredindo gradativamente.
A duração total de treino vai depender do objetivo individual, mas com cerca de 30 minutos de treino, 3 vezes por semana, os resultados serão excelentes.
COMO A CALISTENIA É UTILIZADA NA BREAKFIT?
Na BreakFit, os sistemas de treinamento são utilizados de forma integrada nas aulas, em combinação com tantos outros.
Essa integração e mistura de métodos promove mais motivação para o treinamento e, consequentemente, mais assiduidade para gerar resultados rápidos e satisfatórios.
Em resumo, nenhum método aplicado na BreakFit é utilizado com exclusividade.
A BreakFit utiliza uma mistura de métodos em cada aula para gerar motivação e garantir mais assiduidade, permitindo resultados mais rápidos e satisfatórios.
Os exercícios mais aplicados na BreakFit são os agachamentos livres e suas variações, as remadas com TRX, os apoios abertos ou fechados no solo, caixa, TRX ou superfície instável, as pranchas com grande variação de dificuldade e ativação do core e as elevações pélvicas.
Clique no botão de Contato e converse com um dos nossos professores. Ou entre em contato via whatsapp para agendar agora mesmo UMA SEMANA DE AULAS EXPERIMENTAIS e venha conhecer a CALISTENIA e sentir na pele seus resultados surpreendentes.
* escrito por:
Marcelo Costa, Professor de Educação Física e Doutor em Bioquímica
CREF 2562/RS
Commenti