Menopausa: conheça o segredo para evitar a barriga indesejada
- Marcelo Costa
- 19 de fev. de 2025
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de out. de 2025
A ciência mostra que existe um treino capaz de evitar as alterações negativas na estética corporal de mulheres após os 50 anos.

A menopausa acomete as mulheres que chegam aos 50 anos de idade, podendo até mesmo chegar de forma precoce, aos 40.
Afinal, o que é a menopausa e porque é tão temida pelas mulheres?
Com o envelhecimento, é comum as mulheres perceberem o término da menstruação e, consequentemente, o fim da fase reprodutiva, assim como alterações no humor e na libido, ondas de calor frequentes e modificações no corpo, principalmente, na região abdominal.
Fisiologicamente, a menopausa inicia com a deterioração dos ovários, que passam a secretar menos os hormônios estrogênio e progesterona, até a sua falência total.
Na prática, um período de 12 meses sem menstruação pode ser utilizado como confirmação do diagnóstico de menopausa.
A redução dos níveis de estrogênio faz com que a gordura seja mais facilmente depositada na região abdominal, causando uma mudança brusca na estética corporal das mulheres, que recorrem a muitos tipos de tratamentos, dietas ou exercícios que, na maioria dos casos, são ineficientes.
Menopausa: a ciência resolveu ajudar as mulheres
Um estudo desenvolvido na Austrália verificou que 20 minutos de exercícios no estilo HIIT (em inglês, High Intensity Interval Training), que em português significa Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, 3 vezes por semana (60 minutos semanais!), foi capaz de reverter o efeito prejudicial da menopausa, acarretando em aumento na massa muscular e na redução da gordura corporal.

Recentemente, uma grande revisão científica também demonstrou que o HIIT pode ser superior em reduzir a gordura abdominal que os métodos tradicionais, tais como as corridas e a musculação.
HIIT pode ser superior em reduzir a gordura abdominal
A maior vantagem dos métodos de alta intensidade que envolvam uma grande parte do corpo em movimento está na liberação do hormônio adrenalina, o responsável em jogar seu metabolismo lá no alto e estimular a oxidação das gorduras.
Se compararmos uma corrida tradicional com os métodos HIIT, é possível observar valores de adrenalina plasmática acima de 3 vezes naqueles indivíduos que praticam o treinamento intervalado de alta intensidade.
Essa tempestade de adrenalina verificada nos HIIT, é uma das formas mais eficientes de você destruir aquelas gorduras indesejadas que se acumulam no seu abdômen com a chegada da menopausa.
Você, mulher, que já chegou na menopausa e está com dúvidas ou precisa de um auxílio para melhorar o seu abdômen, conheça os treinamentos da Breakfit para ajudar a passar por essa fase tão importante.
Se quiser mais informações, nos chame no whatsapp
Escrito por Marcelo Costa, profissional de educação física e doutor em bioquímica.
.png)




Comentários