Celulite x Atividade Física: quem ganha essa batalha?
- teichmannde
- 9 de dez. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 12 de fev. de 2023

Que atire a primeira pedra a mulher que nunca sofreu com esse problema!
Ela com certeza está entre as principais reclamações da mulheres, deixando 11 em cada 10 mulheres chateadas.
Sim, é ela, a famosa, onipresente e indesejada, CELULITE!
Agora, você sabe o que é a celulite?
A celulite, ou lipodistrofia ginoide em termos técnicos, é uma alteração do tecido conjuntivo subcutâneo, multifatorial, que altera e danifica a estrutura do tecido adiposo, podendo manifestar-se em diversos graus.
Trocando em miúdos, é um processo que altera o esquema de deposição de gordura na pele e causa problemas teciduais e estéticos que serão explicados abaixo.
Dentre os mecanismos fisiológicos da celulite, temos acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, comprometendo tanto a saúde como a estética da pele, pois também altera a microcirculação de sangue no local!
Possuímos diversos estágios da formação da celulite:
PRIMEIRA ETAPA: acúmulo de gordura que não causa alterações tão significativas da circulação sanguínea ou dos tecidos.
SEGUNDA ETAPA: a celulite passa a ser perceptível quando o músculo é contraído ou quando a pele é apalpada. Ocorre diminuição da temperatura e perda da elasticidade da pele.
TERCEIRA ETAPA: aqui a celulite apresenta nódulos, é visível mesmo sem a compressão dos tecidos ou palpação, provocando até mesmo alterações da sensibilidade na pele, pode haver ainda o surgimento de nódulos.
QUARTA ETAPA: a pele fica enrugada, flácida, nodulosa, com certo grau de fibrose. Nesse caso, a celulite é aparente em qualquer posição, mesmo em repouso. O cansaço e as dores são frequentes, mesmo sem esforço. Pode se tornar irreversível a depender do caso.

E porquê as mulheres são tão afetadas e os homens nem tanto?
O fator chave é a presença de estrógeno, por isso ela ocorre em torno de 80-95% das mulheres e justamente em áreas em que a gordura está mais predominante sob a influência desse hormônio, ou seja, nádegas, coxas e quadris.
E apesar de a obesidade ser fator predisponente para o aparecimento de celulite, engana-se quem acha que as magrinhas também não possuem os “furinhos”, por isso, o reforço para se ter uma boa alimentação e prática de atividade física regular é PARA TODAS!
Algumas supostas causas para o aparecimento da celulite:
Bem, além da própria questão hormonal já apontada, possuímos outras causas como a perda de colágeno da região afetada, stress, sedentarismo, obesidade, hereditariedade, idade, uso de anticoncepcionais, gravidez, nutrição…
Por isso é tão importante ter uma ingesta adequada de água, não fumar, reduzir a ingestão de sódio (pode causa retenção de líquidos), evitar alimentos muitos gordurosos e doces, manter-se ativo fisicamente...
E é sobre o uso da atividade física na prevenção da celulite que o próximo tópico fala.
Como prevenir a celulite com a atividade física?
Partindo do ponto que é censo comum entre a mulherada que a celulite é incômoda, que tal se eu dissesse que com um treinamento adequado e uma boa dieta você já estaria reduzindo consideravelmente o aparecimento da temida pele com “aspecto de casca de laranja”?
Então vamos lá, como o exercício físico acaba com os indesejados “furinhos”?
Ao estimular a área mais propensa à deposição de gordura e aparecimento de celulite- nádegas, coxas e quadris- com atividade física, promovemos uma melhor circulação de sangue na região, o que auxilia no processo de renovação celular, otimiza o fluxo linfático, reduzindo a presença de edema e livrando o local de muitas toxinas com poder de desencadear a celulite.
Outro benefício é a redução da gordura corporal e a troca por massa magra, tão importante para um corpo tonificado e não predisponente à celulite.
Caso você consiga manter uma dieta equilibrada, com pouco consumo de gorduras trans, açúcares refinados e excesso de carboidratos, por exemplo, estará potencializando ainda mais os resultados “anti-celulite” proporcionados por um treinamento físico.
Fica a dica!
Importante lembrar que os tratamento para a redução da celulite são difíceis, geralmente apresentam bom resultado no curto prazo, mas nem tão bons no médio e longo prazo.
Dessa forma, o melhor a fazer é PREVENIR o aparecimento dela!

Como a Breakfit pode potencializar essa prevenção?
Levando em consideração a importância de ter um corpo tonificado, forte e com menor índice de gordura corporal, nossos treinos são perfeitos para o que você deseja!
Qual o motivo?
Possuímos um programa intenso, de alta queima calórica, que trabalha o corpo de forma global, e o melhor, possuímos um programa inteirinho direcionado para você ter o tão sonhado bumbum na nuca!
Não acredita?
Então clique no link abaixo e descubra mais sobre esse treino especial!

A estação do biquini está dando as caras e você não quer que a celulite seja a protagonista no seu verão não é mesmo?
Então dê uma chance a si mesma e venha logo para a Breakfit!
Tenho certeza que teremos um protocolo que atenda sua necessidade!
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre nossa metodologia exclusiva.
Escrito por André Teichmann, estudante de medicina UFCSPA.
Fontes: AZULAY, R. D. Dermatologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017.
Comments